Brigada de Emergência passa por treinamento anual

Proteção à vida e ao patrimônio fazem parte das ações de prevenção promovidas pela Mineração Vale Verde (MVV). E com este objetivo, colaboradores da empresa participaram do treinamento anual da Brigada de Emergência com orientações de integrantes do 7º Grupamento de Bombeiros Militares (7º GBM), sediado na cidade de Arapiraca. Técnicas de primeiros socorros, atendimento a vítimas e combate a incêndio foram levadas aos participantes em aulas teóricas e práticas, realizadas na fazenda Uruçu, propriedade pertencente a MVV e localizada na zona rural de Craíbas, no Agreste de Alagoas.

No treinamento, ocorrido na segunda-feira, dia 2 de julho, os 21 integrantes da Brigada de Emergência da MVV reforçaram na prática os conhecimentos em simulações de socorro a vítimas de acidentes. O treinamento aconteceu em área da trilha ecológica da fazenda Uruçu, como forma de levar uma situação de intensa dificuldade ao atendimento dos “feridos”. Noções de cardiorrespiração, proteção de fratura e transporte estiveram entre as atividades aplicadas pelos sargentos Ilson Santos e Wemilson Almeida do 7º GBM.

Com 16 horas-aulas, o treinamento ainda incluiu, em espaço descampado da fazenda, o combate a diversos tipos de incêndio com o uso dos equipamentos adequados a cada ocorrência. Além dos colaboradores da MVV, também participaram das atividades, como convidados, funcionários das empresas prestadores de serviços Leal Segurança e LL Construtora.

“O primeiro atendimento é crucial para diminuir o sofrimento e à sobrevivência da vítima, enquanto é aguardado a chegada de suporte especializado para o socorro do ferido. No caso do combate ao incêndio, a medida visa proteger a vida e o patrimônio da empresa”, destacou o sargento Wemilson. “Trabalhamos com a simulação de acidentes, que podem acontecer no dia a dia e incluir torção, fratura ou mesmo hemorragia, quando os primeiros socorros podem fazer a diferença”, reforçou Edvaldo Santos, técnico em segurança do trabalho e coordenador da Brigada de Emergência da MVV.

Para Jaedson Barbosa, técnico em agropecuária da MVV e que participou pela segunda vez do treinamento, qualquer colaborador pode estar sujeito a acidentes, por isso a importância do trabalho de prevenção e da atenção que todos devem ter com as atividades no dia a dia na empresa.

“Como estamos em uma área de campo, estamos sujeitos a riscos e contando com pessoas preparadas, os primeiros socorros vão acontecer na própria área de trabalho, podendo minimizar as consequências para a vítima e com isso preservar a vida”, pontuou.

Deixe uma resposta