MVV doa mudas de árvores nativas e participa de Projeto Arborizar no município de Arapiraca

A Mineração Vale Verde (MVV) mantém ativamente ações de educação ambiental para a comunidade, que incluem projetos de arborização em cidades da região. Nesta última semana, a empresa promoveu a doação de 300 mudas de diversas espécies da mata atlântica e da caatinga, para plantação na cidade de Arapiraca dentro das atividades do Projeto Arborizar, desenvolvido pela prefeitura do município.

Para reforçar o projeto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) realizou a I Semana de Ações Ambientais Integradas de Arapiraca. A programação teve início com a plantação de mudas na área do Bosque das Arapiraca e contou com a participação de alunos das escolas de ensino fundamental Tibúrcio Valeriano e Maria das Dores. Os estudantes ampliaram a área arborizada entre a escola de circo e o museu de biologia do município. As ações de plantação foram estendidas também para o Lago da Perucaba, o bairro Brasiliana, onde há nascentes que formam o riacho Piauí e ainda na Praça Luís Pereira Lima, no centro da cidade.

Entre as mudas doadas constavam espécies de Arapiraca, Aroeira, Angico, Barriguda, Catingueira, Cedro, Imburana, Ipê Roxo, Para de Vacam Pau Ferro e Timbaúba. Na ocasião, o engenheiro ambiental da MVV, André Maia, destacou que , além da arborização da cidade, as árvores servem de abrigo para a sobrevivência de pássaros e abelhas, assim como por reterem carbono da atmosfera, combaterem poluentes, além da ação de arborização em si contribuir para o desenvolvimento cultural da população, que passa a conhecer o bioma, entre outros benefícios. Na ação, Maia esteve acompanhado pelo técnico em meio ambiente da MVV, Jadson Gama.

“Participar da I Semana de Ações Ambientais Integradas em Arapiraca é uma satisfação para nós que compomos a Mineração Vale Verde, nossa empresa busca contribuir sempre para ações de recuperação e conservação dos nossos recursos naturais, visando o bem-estar coletivo com responsabilidade, ética e respeito ao meio ambiente”, reforçou André Maia.

A coordenadora de educação ambiental e resíduos sólidos da Seduma, Patrícia Albuquerque, ressaltou a importância da parceria da MVV para o Projeto Arborizar.

“A Mineração Vale Verde está sendo nossa parceira referente a questão da arborização de nosso município. O objetivo maior é envolver a sociedade para que tenha compromisso compartilhado com a gente e as empresas envolvidas, para que esta ação seja mantida. Quem vai manter e cuidar são as pessoas que convivem nesse ambiente. A MVV vem orientar os moradores como plantar e a manter este espaço”, acrescentou.

Para o biólogo Cícero Galdino, um defensor da natureza e incentivador de ações de arborização, a plantação de mudas nativas da região por alunos da rede pública, certamente reforçará entre eles a importância da preservação do meio ambiente.

“É um evento que tem como base a educação ambiental. O importante é o que for plantado hoje com essas crianças, vai ficar uma boa lição de educação ambiental. Esse trabalho compartilhado com a participação das crianças, da sociedade, das empresas como a MVV e a prefeitura vai ficar marcado na história, para que se alavanque justamente essa ideia de se educar todas as crianças para a arborização”, completou Galdino.

Deixe uma resposta