Serjão.Blog: Mineração Vale Verde Mantém bom relacionamento nas comunidades craibenses

A Mineração Vale Verde Sempre teve um bom relacionamento com as comunidades do entorno, no município craibense. Exemplo desta grande parceria é O Centro de Educação Ambiental que desenvolve três importantes projetos beneficiando os moradores das comunidades locais.

A Educação Ambiental mostra a importância de conservar os recursos naturais existentes como as matas, os vegetais e o hídrico, conscientizando o cuidado e o uso da água.

Realiza palestras de coleta seletiva nas escolas de Craíbas; Recebe visitas de escolas e universidades para trilha ecológica apresentando Bioma da Caatinga no sentido de conhecer e preservar; e Projetos visando geração de emprego e renda.

Promover e conservar o bioma da caatinga é compromisso da MVV com a construção de aviários e plantio de mudas com ações de reflorestamento para as comunidades. Destaque para reintrodução de espécies de cactos da caatinga no município como as famílias Xique – Xique, Mandacarú e Facheiro, buscando recuperar estas plantas que estão bem degradadas.

A Classe existente na reserva são Mandacarú, Facheiro, Xique – Xique, Cabeça de Frade, Palmatória, Quipá e Rabo de Raposa.

Foi criado projetos replicando para as comunidades como a Horta Hidropônica produzindo alimentação saudável como hortaliças, valorizando o reuso da água e reaproveitando material reciclável.

Minhocário é um projeto de criação de minhocas para produção de húmus (Fezes de Minhoca), através da transformação de restos de alimentos e hortaliças (Resíduos orgânicos), onde a demanda destes resíduos vem do refeitório da MVV transformando em adubo orgânico.

Esta transformação do lixo orgânico para o adubo orgânico, dando ao resíduo orgânico o melhor destino final recomendado. Chama-se Compostagem Orgânica.

Abelhas Nativas sem Ferrão visa resgatar e multiplicar esta espécie aumentando o número de polinizadores na reserva legal. O nome científico desta abelha é melipunaquadrefaciata, popularmente conhecida como mandasaia.

Avicultura é um projeto piloto, produzindo ovos de cem galinhas de capoeiras. Capacitando moradores das comunidades transformando em criadores de aves. Os ovos do projeto são consumidos pela MVV, e os ovos dos criadores são comercializados gerando emprego e renda.

Responsabilidade com a Fauna, protegendo os animais existentes.

A Mineração Vale Verde é parceira de Craíbas na educação dando conhecimento sócio ambiental e sócio econômico nas 28 escolas municipais e dando suporte na secretaria municipal do meio ambiente.

WhatsApp Image 2018-07-10 at 13.42.24

Turmas conhecem ações ambientais da MVV na Fazenda Uruçu

Deixe uma resposta