A Mineração Vale Verde está implantando o Projeto Serrote, cujo objetivo é a abertura de uma mina a céu aberto para o beneficiamento de minério, visando à produção de concentrado de cobre.
A expectativa é de lavrar, anualmente, cerca de 4,1 milhões de toneladas. A vida útil estimada da mina do Projeto Serrote é de, aproximadamente, 20 anos, mas pesquisas minerais em andamento podem ampliar esse prazo no decorrer da implantação do empreendimento. A planta de beneficiamento irá abrigar equipamentos dos processo de britagem, moagem, flotação e filtragem.
O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo, atrás apenas do ferro e do alumínio. Maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas, é empregado principalmente no setor elétrico, por ser um excelente condutor de calor e energia. Algumas de suas aplicações são na geração e transmissão de energia, fiações e aparelhos eletrônicos como televisores e celulares, além de carros elétricos.
Além disso, o cobre é um material biostático: superfícies de cobre e maçanetas são usadas em hospitais para prevenir a transferência de germes e o sulfato de cobre é usado como fungicida.