PROJETO SERROTE

A Mineração Vale Verde está implantando o Projeto Serrote, cujo objetivo é a abertura de uma mina a céu aberto para o beneficiamento de minério, visando à produção de concentrado de cobre.

A expectativa é de lavrar, anualmente, cerca de 4,1 milhões de toneladas. A vida útil estimada da mina do Projeto Serrote é de, aproximadamente, 20 anos, mas pesquisas minerais em andamento podem ampliar esse prazo no decorrer da implantação do empreendimento. A planta de beneficiamento irá abrigar equipamentos dos processo de britagem, moagem, flotação e filtragem.

O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo, atrás apenas do ferro e do alumínio. Maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas, é empregado principalmente no setor elétrico, por ser um excelente condutor de calor e energia. Algumas de suas aplicações são na geração e transmissão de energia, fiações e aparelhos eletrônicos como televisores e celulares, além de carros elétricos.

Além disso, o cobre é um material biostático: superfícies de cobre e maçanetas são usadas em hospitais para prevenir a transferência de germes e o sulfato de cobre é usado como fungicida.

CARACTERÍSTICAS DO COBRE

  • Excelente transportador de calor, condutor elétrico, como material de construção, louça de cozinha, objetos decorativos e componente de várias ligas de metais.
  • O cobre desempenhou um papel importante na história: há provas do uso do cobre por antigas civilizações. Durante o Império Romano, o cobre foi extraído das Ilhas de Chipre. Daí a origem do nome do metal como Cyprium, “metal de Chipre”, mais tarde mudado para Cuprum.
  • Uma das principais usabilidades do cobre hoje em dia é na confecção de carros elétricos, consumindo cerca de 75kg de cobre (peso médio de um ser humano), três vezes mais do que um carro comum.