A Mineração Vale Verde tem um compromisso com o desenvolvimento do território onde está inserida, fomentando, por meio de parcerias estratégicas com instituições que atuam nestes territórios, a melhoria na qualidade de vida dos moradores dessas localidades com iniciativas de qualificação de mão-de-obra, apoio à educação, saúde, lazer, inclusão social e geração de emprego e renda, entre outras.
SUSTENTABILIDADE
PROJETOS E PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mineração Vale Verde fica na Fazenda Uruçu, zona rural de Craíbas. Nele, já foram produzidas cerca de 100 mil mudas de dezenas de espécies da região em viveiros.
A atuação do CEA está baseada no seguinte tripé: educação ambiental, sustentabilidade e apoio aos Planos de Controle Ambiental da MVV.
No local, há ainda o Santuário de Cactos, a Farmácia Viva, o Meliponário (criação de abelhas sem ferrão) e a Trilha Ecológica.
Sua localização, ao lado da Reserva Legal do empreendimento, viabiliza uma maior interação para a prática de estudos, a observação do bioma caatinga e a coleta de sementes para a produção de mudas nativas.
Por conta desse trabalho sustentável, a MVV ganhou o certificado internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga” em 2019.
HIDROPONIA
Dentro das atividades que vêm sendo desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental da MVV, há uma horta hidropônica com capacidade hoje de produção de 200 mudas.
Esse sistema de hidroponia está em linha com as premissas de sustentabilidade da empresa, já que se trata de um processo de cultivo que gasta menos água e pode ser utilizado em pequenos espaços, uma boa alternativa de renda para a comunidade.
Os moradores e estudantes da região podem realizar visitas supervisionadas ao local e aprender mais sobre o funcionamento da horta.
AVICULTURA
Em 2021, a MVV fez um novo diagnóstico de pessoas da região para a 2ª fase do Projeto de Avicultura.
A empresa terceirizada Expressão Socioambiental tem realizado oficinas com moradores das comunidades vizinhas ao Serrote. São aulas sobre associativismo; instruções para construção de aviários; técnicas de manejo; profilaxia; alimentação das aves; e vacinação.
Isso abre novas perspectivas para a produção e comercialização de ovos e aves pelos próprios empreendedores participantes do projeto, incentivando práticas experimentais junto a esses agricultores locais.
MELIPONÁRIO
Desde o início de 2017, a Mineração Vale Verde tem investido na criação de abelhas sem ferrão. Há seis colmeias (cada uma com cerca de 5 mil indivíduos) no Centro de Educação Ambiental da MVV.
As abelhas sem ferrão são nativas do Brasil, existindo mais de 400 espécies catalogadas. A MVV possui um meliponário onde há algumas colmeias da espécie Melipona quadrifasciata, conhecida popularmente como “mandaçaia”.
O objetivo é manter esse meliponário e realizar a Educação Ambiental junto à população, levantando a importância dessa espécie para a ecologia e fazendo a reintrodução desses indivíduos nas áreas de Reserva Legal da MVV, a disponibilizar assim de mais agentes polinizadores na região do Agreste alagoano.
VIVEIRO DE MUDAS
A produção de 40 espécies de árvores e arbustos nativos dá preferência a indivíduos do bioma caatinga. Muitas são utilizadas na revegetação de áreas de preservação permanente (APPs) e de reserva legal. Entre 2009 e 2018 já foram produzidas cerca de 40 mil mudas para atendimento da demanda da própria MVV e trabalhos de educação ambiental promovidos nas cidades próximas ao empreendimento. A capacidade total do viveiro é de 84 mil mudas/ano.
DIÁLOGO SOCIAL
O Diálogo Social da MVV é a Licença Social para Operar (LSO) da Mina Serrote, um novo jeito de falar com os moradores da região de entorno ao empreendimento.
Ele foi firmado por meio de um relacionamento aberto e estruturado com as comunidades que compõem a área de influência direta (AID).
São realizadas semanalmente reuniões abordando temas de interesse dos moradores, como projetos e ações da empresa, incluindo os principais impactos positivos e negativos relacionados à Implantação e, agora, à Operação.
Ao final de cada encontro, os participantes avaliam sua efetividade e, de forma simbólica, por meio de uma votação secreta, legitimam a continuidade do trabalho da MVV.
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Em 2019, a Mineração Vale Verde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), fomentou a capacitação de 488 pessoas de Craíbas e Arapiraca com o “Programa de Qualificação Profissional”, as duas cidades onde está situado o empreendimento.
Os cursos ofertados foram para pedreiro, eletricista montador, carpinteiro, armador, servente, pintor, caldeireiro, encanador industrial, mecânico montador, montador de andaimes e soldador.
Ao final, houve a entrega de um certificado com validade em todo o território nacional, objetivando aumentar a empregabilidade dessas pessoas no mercado de trabalho, independente da demanda da mineração.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES LOCAIS
Também realizado em 2019, o “Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais” trabalhou com 50 empresas atuantes nos setores de locação de veículos; buffet; transporte de cargas; fardamento; mecânica; alimentação; manutenção de ar-condicionado; e comunicação, entre outros.
Elas foram selecionadas por meio de edital lançado pela Mineração Vale Verde para a capacitação e fornecimento de materiais/serviços a qualquer empresa instalada nos municípios brasileiros, entre eles, Craíbas e Arapiraca.
Algumas dessas empresas foram e/ou estão prestadoras de serviços da MVV até hoje. Todas elas receberam consultoria da LOG Estratégia.
PROGRAMA SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), esse programa busca fomentar o desenvolvimento social das empresas locais.
Com base em um diagnóstico para identificar demandas de negócios locais, foram realizados cursos de capacitação e consultorias financeiras e regularização fiscal aos pequenos empreendedores da região.
O incentivo do “Programa Social de Desenvolvimento de Fornecedores” é para que eles avancem e sejam protagonistas de suas próprias histórias no Agreste alagoano.
PROGRAMA APRENDIZ OPERACIONAL
Cerca de 1.340 pessoas se inscreveram para concorrer às 50 vagas disponíveis para a população de Craíbas e Arapiraca.
Desses 50 aprendizes, 41 com maior destaque no Programa assumiram o cargo de Operador de Planta da Mineração Vale Verde, por meio do “Programa Aprendiz Operacional”.
O curso, inédito no Agreste alagoano, foi elaborado pela MVV em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), com intuito de ampliar a inserção de pessoas da região no mercado de trabalho voltado para a mineração.
Enquanto estudavam, os alunos e alunas recebiam bolsa-auxílio, transporte e alimentação até a conclusão do curso.
PROJETO EMPREENDEDORISMO FEMININO
Em 2021, a Mineração Vale Verde, por meio da terceirizada Expressão Socioambiental, iniciou diversas oficinas com mulheres empreendedoras do Agreste.
Três anos antes, a MVV já havia identificado mulheres do Agreste alagoano que produziam bolos de forma artesanal. Um dos pontos levantados foi a incrível habilidade de algumas delas com os alimentos da região.
Agora, como uma forma de desenvolver o empreendedorismo feminino e fomentar a cultura local, elas trabalham com a produção de doces, bolos e tortas. Após novo diagnóstico, essa nossa iniciativa está acontecendo com 40 mulheres da AID do empreendimento.